sexta-feira, 25 de abril de 2014

artigo publicado na revista De Foz /Março



 LETRAS & CIA
 Prof. Maria Célia Fröhlich
bibliotecaeebca.blogspot.com.br


“ MINHA ESTRELA É A EDUCAÇÃO”
O título deste artigo é de Rubem Alves. Um educador encantado eternamente  com a missão de ensinar. Para ele educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas, diz ele,  podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. “ De um educador pode-se dizer o que Cecília Meireles disse de sua avó – que foi quem a educou: ‘O seu corpo era um espelho pensante do universo’. O educador é um corpo cheio de mundos! A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O mundo é maravilhoso, está cheio de coisas assombrosas. Zaratustra ria vendo borboletas e bolhas de sabão. Adélia Prado ria vendo tanajuras em vôo e um pé de mato que dava flor amarela. Eu rio quando vejo conchas, teias de aranha e pipocas estourando... Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do aluno. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz, pois estão vendo a mesma coisa.”
"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

Rubem Alves é um crítico do sistema de ensino brasileiro.mas suas opiniões não carregam rancor contra quem quer que seja. Para o educador e professor emérito da Unicamp, o problema da escola é que ela não leva em consideração o desejo de aprender das crianças e está respondendo às perguntas que somente os adultos acham importantes. ''Crianças fazem perguntas incríveis'',avisa.  Para Rubem Alves, há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros.  Porque a essência dos pássaros é o voar. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"
Ensinar é descrito por Alves como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. É como a vida de um palhaço que entra no picadeiro todos os dias com a missão renovada de divertir. Ensinar é fazer aquele momento único e especial. Ridendo dicere severum: dizer coisas sérias, rindo. Mostrando que esta, na verdade, é a forma mais eficaz e verdadeira de transmitir conhecimento. Agindo como um mago e não como um mágico. Não como alguém que ilude e sim como quem acredita e faz crer, que deve fazer acontecer.
Rubem Alves resume numa frase o que é ser mestre: “ Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.” E completa dizendo que quer desaprender para aprender de novo, raspar as tintas com que o pintaram. Desencaixotar  as emoções e  recuperar os sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário