quarta-feira, 16 de abril de 2014

Palavras: Quanto Poder!!!!



Os pensamentos se tornam palavras. Cuidado com as palavras, elas se tornam ações. Cuidado com as ações, elas se tornam seu caráter. E cuidado com seu caráter: ele se torna seu destino.”  Esta frase é de Margaret Thatcher e foi pronunciada com vigor no filme A Dama de Ferro que conta a trajetória dessa instigante mulher. Quantas vezes já ouvimos falar que há palavras que machucam mais que um tapa na cara, que palavras ditas não podem ser recolhidas, que uma única palavra pode ferir como uma bala, etc, etc, etc. Pois é, e mesmo assim machucamos quem amamos pelo impulso da palavra dita, da palavra mal-dita. Algumas pessoas têm o poder de machucar sempre. Sentem prazer em magoar. Sentem-se poderosas por amedrontarem, por  ver o outro de cabeça baixa. Algumas pessoas realmente não conseguem reagir, outras revidam e a confusão está feita. A palavra é um dos maiores e mais impressionantes poderes que nós temos.
                   A palavra pode levantar ou derrubar, agradar ou desagradar, emocionar ou irritar, trazer para perto ou afastar. Pode ser mel ou fel, tanto para quem ouve como para quem fala. Segundo a escritora Sandra Rosenfeld, a palavra pode estar respaldada na verdade ou esconder a mesma verdade. Mas isso não é difícil de perceber por aquele que tem uma consciência maior de si mesmo e, portanto, do outro. Simplesmente porque a palavra não vem sozinha nunca.  A palavra não é independente. Ela está sempre atrelada ao tom da voz, à emoção colocada, à respiração, ao ritmo em que é dita, ao olhar, aos gestos... E quando ela é falada em sintonia com tudo isso, vem carregada de um poder muito grande, tanto para o bem quanto para o mal. É uma forma de energia fortíssima!
                   No entanto, algumas pessoas ainda se escondem atrás das palavras e, muitas vezes, enganam a si mesmas e aos outros. São pessoas que se conhecem mal, se tornando presas fáceis delas próprias e do outro.  O autoconhecimento tem a ver com olhar para dentro, com o silêncio, com a coragem de lidar com as emoções. É uma conquista! E por que se faz tanto uso da palavra para apontar as falhas e tão pouco para enaltecer as qualidades?   Eu tenho por hábito elogiar sempre quem acredito que deva ser elogiado, ou seja, não gasto minhas palavras em algo apenas para agradar.  Se encontro alguém, homem ou mulher e, a meu ver, merece um elogio, eu elogio.              Tem coisa melhor do que receber um elogio verdadeiro? É um afago no coração, tanto de quem recebe quanto de quem elogia, porque o retorno é imediato através do sorriso, do olhar, da alegria.  Mas, se você não tem nada de bom para falar, então fique quieto, silencie. O silêncio muitas vezes é o som mais agradável que se pode ouvir. E usar o poder da palavra para falar mal de outra pessoa quando a mesma não está presente, esquece. Não faça isso. É feio, é grosseiro, é o retrato de quem não tem vida própria e é covardia. Enfim, “use a palavra da melhor forma possível para fazer a sua vida e a de quem passa pelo seu caminho, mais alegre, divertida e feliz,” conclui a escritora.
            Massaru Emoto, cientista japonês, fez uma experiência com palavras utilizando a água. A técnica consiste em expor a água a agentes como sons, palavras, pensamentos, congelá-la e depois fotografar os cristais que se formam com o congelamento. O resultado é impressionante. As moléculas sofrem uma alteração berrante conforme a palavra colocada. E a grande reflexão do vídeo, ao final, é: “Imaginem o que a palavra pode fazer no ser humano que é composto de 70% de água!!!!! “
            Eu sou fascinada, dominada pelas palavras. Acredito em sua força, nelas viajo e me embriago. Elas são cheias de possibilidades e de encantamento. Quando se fala em pensamento positivo, está-se falando do poder das palavras. A energia do pensamento e a da palavra podem mudar toda uma vida. A energia do som da palavra tem um grande e vasto poder de realização. Toda palavra é um mantra em ação. E são os pensamentos que materializam a palavra. O que nós pensamos e falamos em nosso dia a dia, para as pessoas, sobre elas ou sobre nós mesmos, causam a realidade com que vivenciamos nossa vida.
           A palavra falada é um portal que se abre para realizar tudo o que desejamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário