quarta-feira, 16 de julho de 2014

“ TODO SALVAMENTO É TEMPORÁRIO”



Quem sou eu e quem é o outro? Até que ponto eu vejo o outro como outra pessoa, até que ponto perco a objetividade e o vejo como um espelho de mim?
Todos nós tendemos a projetar coisas de nossas almas sobre as outras pessoas, em maior ou menor grau, e em alguns momentos específicos. Convém avaliarmos melhor, sempre, se aquilo que tanto criticamos ou elogiamos em nosso próximo está realmente no outro ou se é algo nosso que se encontra projetado. O momento da autoanálise pode ser um maravilhoso momento de complementaridade, em que nos confrontamos conosco mesmos ou um momento em que surge alguém com as peças que faltavam para montarmos um quebra-cabeças, suave ou dolorosamente,mexendo em nossas feridas.
Não mais que de repente, algo imprevisível pode acontecer e mudar o rumo das coisas. Saber quem sou eu e quem é o outro fará toda diferença num momento desses: mostrará que mesmo com a certeza do outro ao nosso lado, somos seresúnicos, com peculiaridades e história própria. Não somos uma ilha em si, pois temos o outro, mas somos uma ilha em nós.
O livro “ A Culpa é das Estrelas”, à princípio, não estava na relação dos que eu leria nos próximos meses, no entanto, durante a semana, por várias vezes ouvi alguém falando, comentando sobre ele, até que uma aluna me falou do filme que estava em cartaz. Além de falar do filme, ainda me emprestou o livro para ler.
 A história gira em torno de Hazel, uma adolescente com câncer terminal. Em uma reunião de um grupo de apoio a crianças com câncer, ela conhece Augustus, um jovem bonito, bem humorado e que causará uma reviravolta na vida Hazel. Do câncer, Hazel e Gus tiraram a lição que não há tempo para lamentações, pois o tempo, principalmente o deles, é curto. Hazel sonha em conhecer o escritor holandês Peter Van Houten e Gus vai ajudá-la a realizar seu sonho. Juntos, com a mãe de Hazel, ambos vão para Amsterdam, onde mora o enigmático escritor, em uma aventura contra o tempo.
O grande trunfo do livro é a maneira como a trama é narrada pelo autor. John Green consegue contar a história de uma maneira leve, bem humorada e sutil. O livro é fantástico. A maneira como o autor expõe a doença, o diagnóstico, a esperança de cura, a desesperança, as questões do aqui e agora, o que esperar da vida, a luta... A presença do outro em momentos tão especiais quando tudo parecia perdido.A presença do eu quando tudo parecia perdido.
A grande questão que me prendeu foi o título: Será que a culpa é mesmo das estrelas? Tantas e tantas coisas acontecem sem que estejamos preparados. Muitas vezes vemos coisas acontecendo com outras famílias e achamos que nunca acontecerão na nossa. Muitas vezes olhamos com desdém, culpamos e julgamos sem saber ao certo o motivo do ocorrido. Tantas vezes a vida vem de forma sutil nos avisar para aprendermos, mas não aprendemos. Aí vem a dor. “Esse é o problema da dor (...). Ela precisa ser sentida”. A vida é extremamente curta. Hazel teve que aprender da pior forma:A dor estava sempre presente, me puxando para dentro, exigindo ser sentida” são palavras dela numa parte do livro.
Como engrandecemos quando a dor se faz presente. A sensação de alívio pós-dor não tem explicação. E para mim, a dor mais doída é a da alma, do espírito. “Que o convívio comigo mesma seja ao menos suportável,” pois eu sou meu peso e minha medida, minha salvação e minha perdição. Tenho que concordar com a protagonista quando diz: “Sem dor, como poderíamos reconhecer o prazer?”
Pois é! Hazel teve um final feliz. E a culpa não é das estrelas, mas dos pensamentos de Hazel que, em sua turbulência, não conseguia organizá-los em constelações. A grande lição do livro é que é nos dias mais sombrios que o Senhor coloca as melhores pessoas na nossa vida.Que valha a lição para todos que lerem o livro ( que eu indico), pois às vezes parece que o universo quer ser notado.

DICA DA SEMANA
Para mim ou para eu?
# Para eu: Eu é um pronome pessoal reto, devendo ser utilizado quando assume a função de sujeito. Assim, para eu deve ser utilizado sempre que se referir ao sujeito da frase e for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação.Exemplos:Era para eu fazer esta proposta.
# Para mim: Mim é um pronome pessoal oblíquo tônico, sendo ser utilizado quando assume a função de objeto indireto, devendo estar sempre precedido por uma preposição. Assim, para mim deve ser utilizado sempre que se referir ao objeto indireto da frase.Exemplos:Este presente é para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário