quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ASSISTA: VALE A PENA!

RENATO RUSSO: " UMA POESIA SEMPRE  JOVEM!


Tive o privilégio de morar em Brasília por um curto período no ano de 1986. A Capital Federal realmente é encantadora. O que eu não soube aproveitar foi os primórdios da Banda Legião Urbana, de quem me tornei fã incondicional anos depois. Renato Russo, para mim, é um dos maiores poetas de todos os tempos.
                                                                      
Os filmes Somos tão JovensFaroeste Caboclo, que  " levaram mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas, demonstrou que a vida e a obra do  cantor e compositor continuam a ser motivos de inspiração até para quem não sabia ler ( ou nem sequer havia nascido) quando Renato Russo morreu. Um ícone cultural jovem que os dois filmes ajudam a conhecer melhor.
Somos tão Jovens opta por um recorte delimitado da trajetória de Russo, ao fazer a crônica do seu período de formação, em Brasília, na virada dos anos 1970 e 1980.  [...] Vemos o nascimento de um poeta, sob influência de diversas referências musicais, literárias e cinematográficas.
No filme, o caldeirão que moveu sua criatividade inclui aspectos das gerações que viveram no exterior e foram jovens, na capital do país, sob a ditadura. Esse cenário emoldura Faroeste Caboclo, baseado em uma das mais ambiciosas canções de Russo, com 168 versos e mais de 9 minutos de duração. [...]Sob a inspiração de Bob Dylan, a canção narra a trajetória de um nordestino que se envolve no tráfico de drogas em Brasília. [...] O filme demonstra os versos expandindo em duas horas de trama, a criação de  personagens e a materialização de cenas que são narradas na canção e erguer outras do nada. A música de Russo funciona como matriz do filme" e encanta.
( RIZZO, Sérgio. Revista Língua,ano 8, nº 84, ago2013)

Por isso, vale a pena ouvir as músicas deste poeta e assistir aos filmes.

Um comentário:

  1. Também sou fã incondicional do Renato Russo, tive os discos de vinil dele... Adoro!!!

    ResponderExcluir