terça-feira, 22 de outubro de 2013

ENEM: ESTÁ CHEGANDO A HORA.




Sabemos que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma ferramenta indispensável para nossos alunos. Afinal, o Enem é porta de acesso a inúmeras universidades públicas, bem como, a importantes programas de Governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ciências Sem Fronteiras e, mais recentemente, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Considerando que a produção textual sempre amedronta e desafia qualquer prestador de provas, tentarei esclarecer alguns pontos para facilitar na hora da produção e organização do texto.
A prova de redação exigirá do aluno a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se  às “competências”. Nessa redação, o aluno deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Por fim, deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Competências que serão avaliadas na redação:
1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como será atribuída a nota à redação?
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 (mil) pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas por dois avaliadores.

E QUAL O PAPEL DA LEITURA NO ENEM?
            A habilidade de leitura será fundamental para realizar a prova com êxito: concentrar-se, ler com atenção e descobrir o que está explícito e o que está nas entrelinhas. Estes pontos devem ser observados em todas as questões, não somente nas de Língua Portuguesa. A interpretação será o maior aliado, nestes casos.
Para um bom desempenho, antes de escrever a redação, faça uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado. O tema de redação vem sempre acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto a fim de orientar sua reflexão.
Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve:
a) ler com bastante atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto dissertativo-argumentativo);
b) ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores;
c) identificar, em cada texto motivador, a tese e os argumentos apresentados pelos autores em defesa de ponto de vista;
d) refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores; e
e) ler atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.

            O texto deve ser redigido de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, observando: concordância, coesão, acentuação gráfica ( se você decidir usar a ortografia proposta no novo acordo deverá fazê-lo em todo texto. Ou, se preferir, poderá utilizar a ortografia atual), grafia das palavras, pontuação e  adequação vocabular. Em suma, demonstrar domínio do código escrito. O texto definitivo deverá ser escrito à tinta, (caneta preta, transparente) na folha própria, em até 30 (trinta) linhas. O título é opcional e não conta no número de linhas exigido. A redação com até 7 (sete) linhas seria considerada “insuficiente” e receberá nota 0 (zero). Também será atribuída nota 0 (zero) à redação que fuja ao tema ou à tipologia textual proposta ou que apresente proposta de intervenção desrespeitando os direitos humanos.

                                                                 Boa prova a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário