sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DE ASSIS



São Francisco de Assis
“ Comece fazendo o que é necessário,
 depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.”

Considero bem oportuna esta frase de São Francisco de Assis para o dia de hoje, uma vez que comemoramos o seu dia e o dia Mundial dos Animais. . E oportuna, também, uma vez que a Associação Protetora dos Animais  de São Carlos é denominada São Francisco de Assis! Acredito que se cada um de nós fizer uma pequena parte, juntos estaremos fazendo o impossível. Como diz, também, a canção: “ Não adianta ir na igreja rezar e fazer tudo errado. Você quer aprender as coisas olhando de lado? “ É, esse santo nos deixou uma grande lição: somente rezar de nada adianta, precisamos de atitude. Auxiliar a Associação é uma destas atitudes.
Parabéns aos idealizadores, colaboradores e à clínica “Amigo Bicho” pelo excelente exemplo.
Bem, aos devotos deste santo não quero decepcionar, pois a oração em si só já possui um poder excepcional, mas a ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO atribuída a este santo, infelizmente, não é de sua autoria.
Leiam o que segue:
        “Segundo pesquisas feitas por historiadores, São Francisco de Assis, não foi o autor da oração. O verdadeiro nome dessa oração é “ Oração da Paz”. Dentre os quatrocentos a quinhentos manuscritos examinados para a edição crítica dos escritos de Francisco de Assis, a famosa oração não foi encontrada. Muitas perguntas foram feitas:
Quem lhe conferiu a condição de ser o autor da Oração da Paz ?
Quem a criou ?
Porque o anonimato do autor?
A pesquisa histórica realizada, exaustivamente, pelo professor Christian Renoux remonta para o ano de 1912, momento histórico em que ela apareceu, pela primeira vez, em uma pequena revista local da Normandia, na França.
Pouco tempo depois da publicação da “Oração da Paz”, em Roma, um franciscano, Visitador da Ordem Terceira Secular de Reims, na França, mandou imprimir um cartão, tendo, de um lado, a figura de Francisco de Assis e, do outro, a referida oração, com a indicação da fonte: Souvenir Normand. No final, uma pequena frase, dizia: “essa oração resume os ideais franciscanos e, ao mesmo tempo, representa uma resposta às urgências de nosso tempo.”
Christian Renoux demonstra então como começou, equivocadamente, a atribuição a São Francisco de Assis. Foi através de um impresso “da imagem de Francisco”, em Reims, na França, logo após a guerra de 1914-18, por iniciativa do capuchinho, Pe. Benoît. Por volta de 1925, a oração começa a ser difundida em ambientes protestantes da França. Nesse mesmo ano, um oficial protestante alsaciano adota a oração como texto oficial do seu movimento e a publica no Boletim dos Cavaleiros da Paz, difundindo-a, a seguir, por todos os meios possíveis.
Um cartão postal, impresso com o texto da oração, em 1927, a intitula “Oração dos Cavaleiros da Paz”. Na Inglaterra, a difusão começou entre os anglicanos, que a publicaram, pela primeira vez, em 1936, intitulando-a “A prayer of Saint Francis”. Em 1968, o luterano alemão Frieder Schulz publica um longo artigo sobre a história da oração, descartando sua origem franciscana.
Em 1996, nos Estados Unidos, o Pe. Regis Armstrong traduz e publica, na revista franciscana de New York, os artigos já mencionados de Willibrord, Schulz e Poulenc, para desfazer o equívoco da atribuição a São Francisco.” ( Jorge Hessen

Portanto, pelo exposto, acredito que realmente Francisco de Assis não é o autor da “Oração da Paz”, equivocadamente, conhecida como “Oração de São Francisco”.


 “ Fé Raciocinada !!!
Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem.
Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos".
 Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo.
 Estude e saberá quando está sendo enganado,
 seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário